Cólica renal

Cólica renal é uma dor intensa que surge quando um cálculo renal ou outro corpo estranho (por exemplo coágulos), se desloca ao longo do uréter. Na maioria das vezes para aliviar a cólica a vitima tem que ir ao médico, pois a dor só alivia com o uso de analgésicos e anti-espasmódicos.

Sinais e sintomas:
- Dor tipo cólica, que tem início na região lombar e irradia para a bexiga e órgãos genitais;
- Febre;
- Náuseas ou vómitos.

Cuidados de emergência:
- Manter uma atitude calma e segura;
- Caracterizar e localizar a dor (localização, intensidade);
- Característica: pontada, moínha, cólica;
- Factores desencadeantes, factores de alívio;
- Administrar O2 a 3 lt/min, ou 10 lt/min caso esteja em choque;
- Verificar e registar os sinais vitais;
- Prosseguir com o exame da vítima (C-H-A-M-U);
- Não permitir a ingestão de alimentos ou líquidos;
- Manter a temperatura corporal.

3 comentários:

MGomes disse...

Ao ler que não são permitidos a ingestão de líquidos durante uma cólica renal, fiquei surpreendido!!! É que já tive algumas e o que os médicos me disseram, foi precisamente para beber muita àgua!!!!

É possível um esclarecimento sobre este assunto?

Abraço

Mini Manual de TAS disse...

Caro MGomes seja bem-vindo e este blogue.

Normalmente os médicos aconselham a beber líquidos para prevenir cálculos renais, mas não quando o problema já existe e muito menos durante uma crise. Embora beber líquidos seja a recomendação mais habitual há quem defenda que por exemplo quando a pedra se aloja justamente no canal que liga o rim à bexiga, beber água, em vez de ajudar o cálculo a sair, só contribui para que a distensão aumente e, por consequência, o incómodo também.

Assim em diversos manuais ou sítios na internet é fácil encontrar esta indicação:

“Evite, durante as crises, beber líquidos de maneira exagerada, pois pode aumentar a pressão da urina no rim e, consequentemente, piorar as dores.”

Não sou técnica, sou apenas uma das administradoras do blogue, mas como já sofri cólicas renais partilhei consigo aquilo que me foi indicado!!

Entretanto e logo que possível o Luís também deixará a sua indicação.

Um abraço,

Mini Manual de TAS

Luis Pratas disse...

Caro MGomes quero felicita-lo pela visita ao Blog Mini Manual de TAS.

O trabalho apresentado neste Blog aplica-se apenas para a identificação e actuação de casos no ambito da emergência pré-hospitalar sejam eles casos de doença ou trauma, após a sua identificação competenos actuar com os cuidados de emergência recomendados de forma a melhorar as condições da vitima e efectuar um transporte calmo e seguro.
No que diz respeito a sua duvida quero dizer que a resposta pela parte da minha colega tambem ela administradora deste blog explica o porquê de os médicos recomendarem a injestão de liquidos, pouco mais tenho a acrescentar da excelente resposta.
Agora em cenário de emergência e na qual eu trabalho as medidas a aplicar numa dor abdominal(cólica Renal)são as que descrevo:
- Avaliar e registar sinais vitais
- Recolher o máximo de informação
- Não permitir a ingestão de bebidas ou alimentos
- Manter a temperatura corporal
- Prevenir o choque
- Transportar na posição mais confortável e mantendo uma vigilância apertada.
Quero ainda exclarecer que a não injestão de bebidas ou alimentos é pelo facto de ser necessário uma intervenção cirurgica urgente o que a vai impedir de imediato e tambem pelo facto de a vitima poder vir a desencadear o vómito durante o transporte.
Espero ter exclarecido a sua dúvida, mais uma vez o felicito pela visita ao nosso Blog.

Disponha sempre... Luis